Portugal | Supply Chain Management
case icon1Desafio Logístico
  • Rede de cerca de 600 lojas1, com pouco espaço de stock.
  • Pesada estrutura logística, envolvendo cerca de 60 pontos de entrega às lojas (incluindo armazéns).
  • Elevados custos fixos logísticos.
  • Baixos níveis de serviço (<70%) e frequência de abastecimento muito baixa às lojas2.
  • Significativas rupturas de stock nas lojas (acarretando perdas de venda, dado compras de impulso).
  • Para atenuar problemas, fornecedores entregando quer nos armazéns quer nas lojas (com elevados custos). 

1. Incluindo lojas próprias e de agentes.
2. Tipicamente mensal ou quinzenal; algumas, semanal

 

case icon2Solução proposta

image13863433888432

 

case icon3Resultados obtidos
  • Desafectação de 20 armazéns e dos respectivos efectivos.
  • “Lead-time” de 24/48 horas de abastecimento das lojas em qualquer ponto do país.
  • Níveis de serviço superiores a 98%.
  • Só há lugar a pagamento ao fornecedor quando o produto entra na loja.
  • Grande facilidade do sistema acolher lançamento de novos produtos e picos de vendas (ex: promoções).
  • Capacidade de entrega directa ao cliente final (B2C).