Logistema participa no Projecto do Telescópio Europeu de Grandes Dimensões

Lisboa, 28 de Junho de 2018

A Logistema, em parceria com o ISQ, foi selecionada para realizar os estudos e definir os requisitos do sistema de track & trace de todos os componentes que constituem o novo telescópio do ESO (European Southern Observatory), o maior dispositivo terrestre óptico e de infravermelhos virado para o céu, que será instalado na América do Sul.
O projecto ELT – Extremely Large Telescope – em desenvolvimento pelo ESO, organização que agrega 15 países europeus, incorpora milhares de componentes e módulos de alta tecnologia que serão produzidos em diferentes países e terão de ser transportados para instalação e montagem final no Chile. Só o espelho deste super-telescópio é composto por oitocentos segmentos hexagonais.

O fluxo de materiais, de grande dimensão e complexidade, oriundo de uma cadeia de abastecimento que incorpora uma rede global de fornecedores e agentes intermediários, necessita de ser sincronizado, a par de uma rigorosa gestão do risco que garanta a fiabilidade de cada movimento até à montagem final no Chile. Com este propósito, a Logistema definirá os conceitos, procedimentos, requisitos e tecnologias para a identificação de todos os componentes e módulos do ELT, de modo a efetuar-se a sua localização e rastreamento na fase de instalação e, posteriormente, como suporte às atividades de manutenção na fase de operação.

Para o CEO da Logistema, Ricardo Félix, “a participação neste projecto de alta tecnologia, em parceria com o ISQ, representa o reconhecimento, ao nível europeu, da experiência e know-how nacionais no domínio das operações logísticas e da gestão da cadeia de abastecimento”.