Trata-se de um consórcio de 83 entidades nacionais liderado pela Inovamar: 53 são empresas de várias dimensões e sectores de atividade, desde grandes conglomerados multinacionais a PMEs e startups, e 30 são ENESII - Entidades não Empresariais do Sistema de I&I. Até ao final de 2025, o Consórcio irá investir um total 133 milhões de Euros no desenvolvimento de mais de 50 novos produtos, processos e serviços.
O Pacto da Bioeconomia Azul tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento de um novo sector económico industrial de ponta em Portugal, assente na aplicação sustentável de bio-recursos marinhos em múltiplas indústrias. Os seus vários projectos contribuirão para descarbonizar a economia portuguesa através da bioeconomia azul, originando crescimento económico, criação de postos de trabalho e redução de emissões de carbono no país. Assim, este Consórcio encontra no mar a solução para a escassez global de recursos naturais terrestres.
Neste contexto, a Logistema - Consultores de Logística S.A. integra o Vertical BIVALVES que endereça a aquicultura regenerativa de bivalves usando abordagens inovadoras para cultivar espécies europeias de alto valor.
Cabe à Logistema a análise e especificação optimizada de processos, recursos e sistemas de toda a cadeia complexa de produção e distribuição, incluindo o modelo logístico das operações a executar, bem como o desenvolvimento e implementação da plataforma digital de gestão e rastreabilidade da cadeia de abastecimento de bivalves, nomeadamente o suporte aos fluxos inteligentes de bio componentes e mercadorias.
Deste projecto resultarão um conjunto de produtos de software, dirigidos à transição digital e optimização de cadeias de abastecimento de diversos sectores económicos, com aplicação de tecnologias Blockchain e Inteligência Artificial, em arquitecturas “cloud computing” ou “on-premise”.
Este vertical é liderado pela Oceano Fresco e incorpora (para além da Logistema) Aqualgae, blueOasis, CCMAR - Centro de Ciências do Mar, CIIMAR - Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research, Haedes, INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Puro Mar, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
O lançamento do consórcio Pacto da Bioeconomia Azul foi devidamente assinalado com a reunião da respectiva Assembleia Geral, em 29/05/2023, e contou com a presença do Sr. Ministro da Economia e do Mar, Eng. António Costa Silva, do Sr. Secretário de Estado do Mar e do Sr. Presidente do IAPMEI.