A transformação e implementação do sistema FLOWPACK na gestão de fornecedores de um dos maiores especialistas de fornecimento alimentar e não alimentar de Portugal
O nosso cliente, um dos maiores operadores nacionais em fornecimento alimentar e não alimentar, possui uma enorme diversidade de fornecedores na sua cadeia de abastecimento. Os processos de Sourcing há muito que se encontram digitalizados, mas a diversidade em dimensão e recursos e a recorrência exigem processos muito diferenciados que geram dificuldades e custos acrescidos. O processo de compra e encomenda concebido e suportado digitalmente para uma grande ou média empresa não pode ser o mesmo que é usado para uma compra a um fornecedor local de micro dimensão. Os recursos, o tempo de ciclo de encomenda e as práticas de mercado são distintas.
O cliente encontrou no FLOWPACK a plataforma de gestão integral da cadeia de abastecimento para garantir a total diversidade de fornecedores, a sua conexão seamless com meios fixos ou móveis e com processos de Sourcing compatíveis à sua utilização uniforme, com conexão permanente com o ERP da empresa.
Desafio Logístico
- Garantir a conformidade dos dados logísticos e de transação, bem como a atualização síncrona do mestre de artigos com os fornecedores
- Integrar fornecedores que constituem um conjunto muito heterogéneo na sua tipologia e dimensão, desde multinacionais com e sem presença em Portugal, até micro-empresas com uma única pessoa
- Ultrapassar o problema dos recursos humanos e tecnológicos dos fornecedores apresentarem uma diversidade muito ampla de capacitação para a resposta aos requisitos das soluções atuais, para se manterem ligados à empresa, não sendo possível utilizar os sistemas que exigem meios e processos que não se aplicam a todos os fornecedores
- Integrar os fornecedores esporádicos ou com transações pouco frequentes e de pequena e média dimensão que estavam fora dos processos automáticos
Solução proposta - FLOWPACK e Processos Colaborativos
- Implementação do Sistema FLOWPACK Fornecedores
- Conexão direta e permanente com todos os fornecedores de forma síncrona e assíncrona. Este sistema tecnológico de informação de gestão da cadeia de abastecimento é completamente agnóstico em relação à tipologia dos fornecedores e dos fornecimentos, quer nos meios de que dispõem quer na dimensão. As conexões são realizadas através de acessos cloud em ambiente fixo e móvel
- Implementação de processos colaborativos uniformes com todos os fornecedores através do Sistema FLOWPACK, bastando para tal um url e password, para atualizar permanentemente os dados e informação solicitados e realizar as transações, bem como usufruir da alarmística e dos templates contratuais
- Toda a informação é sincronizada, verificada e validada com o ERP de forma permanente
Resultados obtidos
- Mestre de artigos permanentemente atualizado com todos os dados e informação exigida a todos os fornecedores sem exceção
- Processos colaborativos uniformes com todos os fornecedores independentemente da frequência, periodicidade e dimensão dRedução para níveis residuais de ar
- Totalidade dos fornecedores conectados permanentemente em menos de 3 meses
- Redução para níveis residuais de artigos com dados e informação não conformes durante o ciclo de encomenda
- Aumento da disponibilidade dos artigos
- Redução dos níveis de stock
- Aumento do portfólio sem aumento de custo de posse
- Maior celeridade no lançamento de campanhas
Do lado dos fornecedores:
- Melhoria do clearing de não conformidades e logística inversa
- Melhoria do mestre de artigos geral e do cliente
- Melhoria do controlo de stocks pela redução das devoluções e maior celeridade na atualização do planeamento da distribuição.